Leonor da Aquitânia: Rainha de duas nações

(Representação visual gerada pela IA Leonardo)

Uma das mulheres mais poderosas da Idade Média foi rainha da França e da Inglaterra, exercendo forte influência sobre o equilíbrio do poder e rivalidade das duas monarquias.

Leonor da Aquitânia (1122-1204) herdou o rico ducado em 1137, passando a ser a mulher mais cobiçada da Europa. O Ducado da Aquitânia surgiu de uma antiga divisão romana que foi posteriormente incorporada ao Reino Franco. Suas terras correspondiam a significativa parte do território francês, ao longo da costa do Oceano Atlântico e da cadeia de montanhas dos Pireneus, tendo como principal centro urbano a cidade de Bordeaux.

Assim que assumiu o poder sobre a Aquitânia, Leonor se casou aos 15 anos de idade com Luís VII, uma união que firmava uma aliança importante para os interesses do reino. No decorrer dos 15 anos de casamento o relacionamento do casal era instável, pois ambos possuíam personalidades e interesses divergentes. Sendo uma mulher muito independente para os padrões da época, rumores de seus relacionamentos extraconjugais tornaram-se comuns quando a rainha acompanhou o marido na campanha militar da Segunda Cruzada e depois disso o casamento real foi anulado sob a justificativa oficial de que eles eram parentes e por isso não geraram descendência masculina para assegurar a sucessão, pois o casal teve duas filhas.

Para Leonor a anulação matrimonial não foi um problema, pois ela se casou no mesmo ano com Henrique II, Duque da Normandia, aliança que uniu duas regiões importantes do reino e rivalizava com o próprio poder do rei. Seu segundo marido acabou herdando o trono da Inglaterra em 1154 e assim ela assumiu novamente o status de rainha. Esta nova situação teve uma influência significativa no cenário do poder, pois representou a união entre os domínios britânicos e vastas regiões da França, diminuindo e ameaçando o trono francês e preparando o cenário para um dos mais significativos conflitos da Europa, a Guerra dos Cem Anos.

Leonor era a mulher mais poderosa da Europa, respeitada e reconhecida por sua personalidade firme influente. Com Henrique II ela teve dez filhos, embora poucos tenham chegado à vida adulta, incluindo os famosos reis Ricardo Coração de Leão e João Sem Terras. A rainha teve participação na Revolta de 1173-1174, conspiração que tentava derrubar o próprio marido em favor de seus filhos, mas foi derrotada e mantida presa até a morte de Henrique II, quando voltou à ativa. Ela assumia o poder como regente enquanto seu filho Ricardo Coração de Leão participava de suas constantes campanhas militares e partiu para a Terceira Cruzada até nunca mais retornar.

Quando seu filho João Sem Terras assumiu o trono, a rainha Mãe encerrou sua atuação no governo, mas continuava dotada de imensa influência e reconhecimento por sua habilidade política. Em seus últimos anos, Leonor decidiu se retirar da vida pública e foi viver no mosteiro de Fontevraud, onde faleceu em 1204.


Referências:

Um comentário

Os comentários estão fechados.