Titãs na Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta formidáveis narrativas e seres impressionantes, entre eles os Titãs, entidades pré-olímpicas poderosas. Os doze Titãs originais, filhos dos primordiais Urano (o Céu) e Gaia (a Terra), eram constituídos por seis homens e seis mulheres: Oceano, Ceos, Crío, Hiperião, Jápeto e Cronos; e suas correspondentes femininas Tétis, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe e Teia. Eles originaram uma diversidade de descendentes, deuses e titãs relevantes para o monumental conjunto de histórias e de seus ensinamentos para as crenças e perspectivas gregas a respeito dos mais complexos aspectos da existência.

Os Titãs e os deuses olímpicos entraram num colossal conflito, a Titanomaquia, guerra complexa e duradoura que redefiniu o poder entre os seres elevados.

Cronos (Κρόνος)

O mais jovem dos Titãs destronou Urano, seu pai, com a ajuda da própria mãe, Gaia, e assumiu o comando dos céus, mas a vitória e o poder trouxeram consigo a ameaça de que sofreria de um destino semelhante e por isso resolveu devorar seus filhos quando nasciam para evitar sua deposição. Sua irmã e esposa Réia agiu em favor de sua queda ao ludibriar Cronos e salvar o filho Zeus, que cumpriu a profecia e derrubou o pai, iniciando a guerra contra os Titãs.

Oceano (Ωκεανός)

O mais velho dos Titãs personificava o grande rio que circundava o mundo, sendo o patrono das águas. Era tido como um ente calmo e equilibrado, que tinha como esposa a titânide Tétis, com quem teve diversas filhas, as Oceanides, ninfas das águas e divindades das fontes e riachos.

Ceos (Κοῖος)

O Titã das constelações teve com Febe as filhas Leto e Astéria, é avô de Apolo e Ártemis. Ele é associado à razão e ao conhecimento.

Crio (Κρεῖος)

O nome do mais simples o obscuro dos Titãs significa “Carneiro” e pode estar associado aos rebanhos e ao pastoreio. Ele é muito pouco citado nos mitos e sua esposa era Euríbia, uma filha de Ponto (o mar) e Gaia.

Hipérion (Ὑπερίων)

Seu nome significa “Aquele que vai acima” e seus atributos de poder estão associados à luz celestial assim como de sua equivalente feminina e esposa-irmã Téia, com quem teve os filhos Hélio (o Sol), Selene (a Lua) e Eos (a Aurora).

Jápeto (Ἰαπετός)

Jápeto casou-se com a ninfa Clímene e com ela teve vários filhos, incluindo Atlas, Prometeu, Epimeteu e Menoécio. Seus filhos são relevantes na mitologia; por exemplo, Atlas foi condenado a segurar o céu, enquanto Prometeu é famoso por ter dado o fogo à humanidade e por sua subsequente punição por Zeus. Jápeto foi confinado no Tártaro após a Titanomaquia.

Réia (Ῥέα)

A mãe dos deuses Zeus, Hera, Poseidon, Hades, Héstia e Deméter colaborou para a derrubada de Cronos. Ela falseou a entrega de Zeus para que Cronos o devorasse, mas na verdade escondeu o filho para que ele pudesse vingar e libertar os irmãos para que realizassem a guerra comtra os Titãs.

Tétis (Τηθύς)

Correspondente feminina do titã Oceano, possuindo as mesmas atribuições e o papel de geratriz das ninfas aquáticas, as Oceanides.

Têmis (Θέμις)

Protetora da da ordem, da justiça e das leis divinas. Ficou ao lado de Zeus durante Titanomaquia e assumiu o papel de sua conselheira no Olimpo. Ela é mãe das Horas, que personificam as estações do ano, e das Moiras, que são as deusas do destino. Foi uma apoiadora de Zeus na luta contra os Titãs. 

Mnemosine (Μνημοσύνη)

A titânide que representa a personificação da memória teve filhas com Zeus, as das nove Musas que governam as artes e as ciências e são responsáveis por inspirar a criatividade e a expressão intelectual e artística em todas as suas formas.

Febe (Φοίβη)

Seu nome significa “brilhante” ou “radiante” e a titânide está ligada à profecia, sendo a anterior promotora do Oráculo de Delfos, que passou para seu neto Apolo. É mãe Febe é mãe de Astéria (a deusa estrelada do oráculo e dos sonhos noturnos) e Leto, que, por sua vez, é mãe de Apolo e Ártemis.

Teia (Θεία)

É a titânide da visão e da luz clara do céu. Sua prole (Hélio, Selene e Eos) desempenha um papel crucial nos ciclos diários e anuais que governam o mundo.  Também é mãe de algumas das mais influentes deidades astrais.

2 comentários

Os comentários estão fechados.