O excêntrico Marquês de Anglesey

Cyril Henry Paget (16 junho de 1875 – 14 de março 1905), foi o quinto Marquês de Anglesey e também foi honrado como Lord Paget (até 1880) e Conde de Uxbridge (entre 1880 e 1898), mas era mais conhecido como Toppy, seu apelido. Ele teve acesso aos mais refinados rigores da formação de um nobre britânico, frequentando a Eton College – tradicional internato fundado em 1440 e no qual se preparavam membros da mais elevada elite britânica, incluindo reis – e ingressando honorificamente no 2º Batalhão dos Voluntários Reais Fuzileiros Galês, uma vez que sua estirpe nobre tinha tradição militar – O primeiro Marquês de Anglesey (1768-1854) foi marechal de campo e teve intensa atuação no enfrentamento a Napoleão.

A suntuosa Anglesey Abbey, que atualmente é uma propriedade pública aberta à visitações turísticas

Mas Toppy não se interessou pela formalidade nobiliárquica nem pela tradição familiar, pois seus interesses eram totalmente diferentes. Era um gastador inveterado, que não pensava antes de comprar extravagantes joias, peles e roupas, além de promover festas, incomuns performances teatrais e, enfim, dilapidar o vultoso patrimônio familiar que herdou. Seu casamento com a prima Lilian Florence Maud Chetwynd (1876-1962) foi anulado a pedido dela, que não aprovava os hábitos do marido e alegava que a união nunca havia sido realmente consumada. Mesmo com seu comportamento escandaloso, com o gosto por vestir roupas femininas, realizar performances de dança sensual (como a sua famosa “dança da cobra”, na qual ele imitava os movimentos do réptil) e trejeitos afeminados, consta até que ele morreu virgem.

Em 1904 o nobre foi considerado oficialmente falido ao ter acabado com sua fortuna, ter acumulado um enorme volume de dívidas e seu patrimônio foi judicialmente empregado como forma de quitar os débitos realizados. Morreu doente em 14 de março 1905, aos 29 anos, e seu título nobiliárquico passou para seu primo, Charles Paget. O sucessor tratou de destruir documentos e fotos de seu antecessor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s