Mapa da produção científica mundial

1338794842659401797

Esta imagem estranha acima representa a produção científica mundial, ilustrando bem o grau de diferença e desigualdade na geração de conhecimento no planeta. O hemisfério norte está muito adiante da parte sul e isso tem relação com outros parâmetros diferenciadores entre estas duas partes do mundo.

Investimentos são necessários para produção de pesquisas científicas e no sul faltam capitais disponíveis para muitas necessidades elementares e, obviamente, isso afeta o desenvolvimento de ciência, tecnologia e conhecimento de forma geral. Além das dificuldades meramente financeiras, persistem também obstáculos técnicos que são indicados até pela qualidade e acesso à internet, disponibilidade de laboratórios, equipamentos e integração entre pesquisadores.

Esta situação contribui ainda mais para o quadro de desequilíbrios globais.

Os dados que resultaram no mapa são baseados em publicações em revistas científicas de “alto impacto” e excluem outras plataformas de publicação ou registro de produção científica (como volume de teses, monografias, relatórios) e também aferem adequadamente o ambiente das pesquisas sociais (que possuem parâmetros distintos para a constituição de saberes científicos), mas indicam que a necessidade de financiar pesquisas e infra-estrutura científica é um fato concreto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s