Tortura Medieval: Berço ou Cadeira de Judas

tortura medieval

O Berço ou Cadeira de Judas era um dispositivo em formato piramidal feito de madeira sobre o qual ficava exposta a vítima, que era amarrada, suspensa e progressivamente baixada até que o ânus, a vagina ou testículos entrasse em contato com a ponta do instrumento. A intensidade da dor infligida pelo sistema de tortura poderia ser alterada de várias maneiras: A vítima poderia ser balançada sobre a pirâmide, repetidamente deixada cair sobre o dispositivo, poderia ter azeite espalhado sobre a pirâmide para proporcionar um deslizamento no contato com a pele ou ainda poderiam ser utilizados pesos de latão presos nas pernas do(a) infeliz que viesse a ser submetido(a) a este horror.

Era comum deixar a vítima suspensa sobre o aparato torturante durante uma noite inteira para prolongar o sofrimento até que as seções com movimentos e contatos fossem reiniciadas no dia seguinte – a agonia poderia se estender por vários dias. O aparelho geralmente não era submetido a limpeza e as vítimas não morriam necessariamente em decorrência de ferimentos sofridos, mas podiam contrair infecções motivadas pelo tempo prolongado de contato com dispositivo. Sempre que a vítima desmaiava de dor, o torturador a erguia até que voltasse a despertar e novamente para que fosse retomado o processo. Além da dor agonizante, a humilhação era outro fator de “utilidade” do aparelho, além do justificável desespero que significava a mera ameaça de uso do equipamento.

O Berço de Judas foi utilizado pela Inquisição em vários países diferentes e possuía nomes variáveis em cada lugar. Na Itália, ele era conhecido como “Culla di Giuda”, na Alemanha “Judaswiege”, e na França “La Veille”, mas foi na Espanha que seu uso foi mais praticado.

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s