Maurice Tillet: O lutador que inspirou o personagem Shrek

shrek real

Nascido na Rússia em 23 de outubro de 1903, Maurice Tillet era filho de pai e mãe franceses e levava uma vida tranquila até os 17 anos, quando começou a sofrer os efeitos de uma notável transformação física em função da acromegalia, que é uma síndrome provocada por uma anormal produção do hormônio de crescimento e que, ao ocorrer na fase adulta, provoca um acentuado crescimento craniano, mandibular e também nas mãos e pés – além de outros efeitos cardíacos e da propensão ao desenvolvimento de diabetes.

Sua mudança gerou imediatamente uma série de problemas, sobretudo na vida social, pois Tillet passou a ser objeto de preconceito e chegava até mesmo a ser discriminado em determinados lugares. Contrastando com seu aspecto, sua personalidade era marcada pela polidez e por uma inteligência notável (Tillet chegou a aprender nada menos que 14 idiomas e era um talentoso poeta). Mas ele percebeu que poderia se adaptar à transformação física que sofreu e decidiu ir em busca de oportunidades que sua condição poderiam gerar. Ingressou no ramo teatral e em 1937 mudou-se para os EUA, onde acabou enveredando por um outro caminho, dedicando-se a uma carreira como lutador profissional. Em 1940 sagrou-se campeão dos pesos-pesados em luta livre pela American Wrestling Association, sendo então reconhecido e obtendo fama, apelidado como The French Angel (“O Anjo Francês”).

Tillet começo a apresentar problemas cardíacos e chegou a ser desenganado pelos médicos, cientes de que seria inevitável sua cura. Com o agravamento de sua situação, Tillet foi convencido por um amigo a permitir que fossem feitos moldes em gesso de sua cabeça após sua morte, que ocorreu em 4 de agosto de 1954, aos 51 anos. Originalmente foram produzidas três máscaras, distribuídas para o Museu Barbell (Nova York), para o Museu Internacional da Luta Livre (Iowa) e outra ficando com o seu empresário Patrick Kelly. Posteriormente outras cópias da máscara mortuária de Tillet foram feitas e distribuídas para outras instituições.

Tillet e uma de suas máscaras mortuárias
Tillet e uma de suas máscaras mortuárias

Uma das máscaras em exibição acabou chamando a atenção de produtores do então projeto para a animação cinematográfica “Shrek”, que traria um ogro grotesco fisicamente e sensível pessoalmente (tal qual o próprio Tillet). Parecia ser a inspiração perfeita… e acabou sendo mesmo. Cabeça, feições e o corpo de Tillet acabaram servindo de referência para os animadores. Algumas pessoas até se queixaram do fato de que a aparência de uma pessoa portadora de uma doença séria e grave pudesse ter servido de inspiração para um personagem de comédia infantil, mas o fato é que o próprio Tillet também explorou lucrativamente sua condição com plena consciência do que estava fazendo.

Seria interessante que a história do verdadeiro Shrek também fosse retratada pelo cinema, pois certamente resultaria num enredo cheio de emoções e lições de vida.

7 French_Angel__action_1 maurice-tillet-shrek-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s