Uma incrível armadura de ossos descoberta na Sibéria

jllnezfccugjoic7vx9c
A armadura de ossos siberiana

Mais uma interessante descoberta arqueológica foi feita lá pelas bandas de Omsk, na Sibéria. Trata-se de uma armadura feita de ossos. O artefato possui, conforme estimativas, entre 3.500 a 3.900 anos e foi encontrado, na verdade, numa escavação de um canteiro de obras de um futuro hotel às margens do rio Irtysh. Especula-se que a armadura tenha sido um presente, um item de troca ou mesmo um despojo de guerra – além, claro, de ter sido um utensílio pertencente a um guerreiro.

Os pesquisadores russos nunca haviam encontrado nada semelhante anteriormente e o achado pode ter pertencido a algum indivíduo da cultura Samus-Seyminskaya, que viveu na região na época atribuída à peça. Os ossos empregados na confecção da armadura podem ter sido de alce, cervo ou cavalo e ela era bstante funcional, possibilitando relativa segurança contra golpes de armas empregadas no período.

O hotel vai precisar de mais tempo até sua conclusão, pois há fortes indícios de que nas redondezas muitas outras coisas podem ser ainda descobertas.

e5smgjcr0tixlcf95xeb
A armadura no local da descoberta
gldn9xtihmrxxvkvfa1b
A armadura no local da descoberta
lhhwrtc0ampgutb0khof
Detalhe de uma placa óssea da armadura
Anúncios

2 comments

  1. Apesar de termos também a nossa história antiga, ainda que pouco documentada e divulgada, tenho um certa inveja dos que moram na Europa e Ásia com suas histórias ancestrais. São achados dos mais variados! Rei no estacionamento, sítio arquelógico no quintal, esculturas sob o piso…

    ahistoriadoseculo.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s