Alexander Bogdanov – O cientista que morreu tentando ser imortal

Bogdanov

O controvertido Alexander Bogdanov (na foto jogando xadrez dom Lênin) era dotado de múltiplas habilidades e de uma inteligência fenomenal, além de grande inquietação intelectual.

 Foi comunista e integrante de primeira hora do partido bolchevique e abandonou, mas rompeu com os comunistas mesmo antes da Revolução Russa. Foi embora da Rússia para nunca mais voltar e condenou a opressão do regime implantado pelos revolucionários, apesar de manter-se filem aos ideais socialistas e ainda gozar de respeito por parte de Lênin e Stalin.

 Era médico e serviu atendendo feridos durante a Primeira Guerra Mundial e já naquela época escrevia ensaios de economia que antecipava que seu país desenvolveria um grande complexo militar-industrial. Mas além da medicina e da economia política ele também demonstrava aptidões como filósofo, poeta, romancista e até escreveu um ensaio científico precursor da cibernética.

 Sua imensa curiosidade o levou a considerar a possibilidade da imortalidade. Empreendeu seu conhecimento de hematologista para promover experimentos em si mesmo e considerou que a renovação sanguínea era a chave para prolongar indefinidamente a vida. Teorizou sobre isso e promoveu incontáveis transfusões de sangue, relatando os efeitos que elas lhe causavam. Registrou que receber diversas transfusões de sangue alheio (sobretudo de doadores jovens) melhorou sua vista, impediu queda de cabelo, rejuvenesceu sua pele e todos que o cercavam confirmavam isso. O problema é que ele pouco verificava a qualidade do sangue recebido e acabou realizando transfusão de um estudante doente de malária. O resultado não foi outro: Bogdanov… mas o doador continuou vivo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s