
Mais uma interessante descoberta arqueológica foi feita lá pelas bandas de Omsk, na Sibéria. Trata-se de uma armadura feita de ossos. O artefato possui, conforme estimativas, entre 3.500 a 3.900 anos e foi encontrado, na verdade, numa escavação de um canteiro de obras de um futuro hotel às margens do rio Irtysh. Especula-se que a armadura tenha sido um presente, um item de troca ou mesmo um despojo de guerra – além, claro, de ter sido um utensílio pertencente a um guerreiro.
Os pesquisadores russos nunca haviam encontrado nada semelhante anteriormente e o achado pode ter pertencido a algum indivíduo da cultura Samus-Seyminskaya, que viveu na região na época atribuída à peça. Os ossos empregados na confecção da armadura podem ter sido de alce, cervo ou cavalo e ela era bstante funcional, possibilitando relativa segurança contra golpes de armas empregadas no período.
O hotel vai precisar de mais tempo até sua conclusão, pois há fortes indícios de que nas redondezas muitas outras coisas podem ser ainda descobertas.



