As múmias mascaradas da Península de Yamal

inside side view of the mummy inside_mummified_adult_man_face

Uma curiosa necrópole medieval (século X ou XI) foi localizada na Península de Yamal (Rússia), nas proximidades do Círculo Polar Ártico. Foram descobertos restos de onze pessoas, sendo uns com crânios quebrados ou em falta, além de esqueletos esmagados e quatro múmias. Os pesquisadores ainda desconhecem o rito funerário empregado e os restos ainda aguardam resultados de levantamentos genéticos para apurar mais detalhes.

As múmias (quatro de crianças e uma de um homem adolto) aprensentavam máscaras e proteções no tórax feitas de cobre, além de terem sido encontrados vários outros artefatos decorativos como anéis, fivelas, estatuetas metálicas, mantos de peles e outros objetos como machados e facas. O curioso foi o fato de tigelas de bronze originárias possivelmente da Pérsia (quase 4.000 km de distância do local) terem sido também identificadas no sítio arqueológico russo.

Todos os restos mortais foram encontrados sob o solo arenoso numa região que não sofre congelamentos constantes e desde 2002 as pesquisas estavam em andamento – apesar de diversas interrupções motivadas por pressões de moradores locais, que se incomodaram com a perturbação que os seus antepassados poderiam sofrer (apesar do fato da própria população também desconhecer as origens desses esqueletos e múmias). A expectativa é de que vários outros achados do tipo se repitam nos próximos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s