Esqueleto de uma “vampira” do século XVI

1012202_363059340486353_219898514_n

Nas proximidades de Veneza foi encontrada uma ossada feminina do século XVI em condições peculiares: A mulher foi sepultada com um tijolo na boca. A situação estranha coincide com um bizarro ritual que era empregado para lidar com vampiros. O arqueólogo Matteo Borrini informou: “Pela primeira vez encontramos evidências de um exorcismo contra um vampiro.”

O fato é que as crendices desde a Idade Medieval associavam ao vampirismo doenças e até mesmo características do processo de decomposição dos cadáveres. Textos medievais informam que muitos ficavam perturbados com a aparência dos cadáveres de pessoas que foram vítimas de doenças altamente difundidas por contágio na época. Durante os períodos de surtos epidêmicos era rotina a reabertura de sepulturas e valas comuns para enterrar novos cadáveres e com isso o choque diante da visão dos mortos sepultados anteriormente impressionava os coveiros e outras pessoas que acompanhavam estas exumações. Ocorre que o corpo desenterrado poderia apresentar características ainda mais horripilantes: inchado e com sangue pútrido saindo pela boca, além de um estranho furo no pano utilizado para cobrir o rosto do defunto. Os relatos medievais davam conta de que o “comedor de mortalha” roía o sudário causando o misterioso buraco e assim as desgraças de sua amaldiçoada condição continuavam ocorrendo. Para matar o vampiro de fome alguém teve a ideia de colocar uma pedra ou um tijolo na boca dos cadáveres encontrados neste estado e acreditavam que assim o ser maligno acabaria “morrendo de fome”.

Sabe-se hoje que o inchaço e excreção líquidas que saem pela boca são normais nos processos de decomposição dos cadáveres e que o furo no pano sobre a boca do morto era ocasionado pela ação da deterioração provocada por bactérias, uma vez que o tecido ficava particularmente mais sujo exatamente nesta área.

Anúncios

2 comments

  1. Muito legaaaal !!!! Acho a Idade Média a época mais interessante de se estudar. Uma cultura cheia de mistérios e pensamentos que a nosso ver parecem tão malucos! História é incrível mesmo ! Adoro o blog, sempre me ajuda muuuito nos estudo ! Obrigada pelo espaço, mesmo !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s