Senhora Seis Céus, a mais poderosa rainha dos povos pré-colombianos

As mulheres desempenhavam variados papéis na sociedade maia. Além das atribuições domésticas e educacionais na formação dos filhos, atuavam em atividades artesanais na produção de uma rica tecelagem, tinham participação importante na produção agrícolas nas transações comerciais. Muitas desempenharam atribuições religiosas e espirituais como sacerdotisas, oráculos e figuras cerimoniais participantes de variados rituais. Mulheres da realeza também exerceram a liderança de seus povos como legítimas rainhas detentoras de poder.

O exemplo mais notável de mulher poderosa entre os maias foi Wak Chanil Ajaw, a Senhora Seis Céus, que foi soberana de Naranjo, uma importante cidade-estado localizada na atual Guatemala. Nascida por volta de 667 d.C., ela foi designada pelo do pai, Bajlaj Chan K’awiil, o rei de Dos Pilas, para assumir o poder na cidade que estava submetida ao seu domínio para consolidar a aliança entre os dois reinos, sendo identificada com o título de Santa Senhora de Dos Pilas.

Tendo ascendido ao poder aos 15 anos de idade, aos 20 ela teve seu filho, K’ahk’ Tiliw Chan Chaahk, que seria o legítimo senhor de Palenque seguindo a tradição patriarcal. A posição elevada de sua linhagem é evidenciada através do fato de que, embora casada com um nobre de Naranjo, sua prevalência sobre o marido era nítida e consorte quase não é referido nos registros. Ela governou durante a imaturidade do filho na condição de regente, mas não se afastou do comando quando ele foi coroado, exercendo influência e controle sem restrições.

A Senhora Seis Céus dominava as intrigas e tramas da nobreza de maneira decisiva, sendo a figura central da corte, embora sua autoridade fosse além do âmbito palaciano. Variados monumentos e inscrições registram a liderança guerreira da Senhora Seis Céus e em uma significativa estela a rainha é retratada de maneira imponente, de pé sobre o corpo de um inimigo derrotado. Sua postura militar ressaltava o poder que ela exercia, além de sua posição de legitimidade e prestígio. Este aspecto também demonstra que, sob seu reinado, Naranjo viveu um período próspero e expansivo, mobilizando sua influência através de uma crescente presença militar imposta sobre outras regiões ao redor.

Além de rainha guerreira, Wak Chanil Ajaw também tinha atribuições sacerdotais no cumprimento de um conjunto de rituais que marcavam o transcorrer dos ciclos do calendário maia. Ela conduzia cerimônias importantes que incluíam rituais de sangue e auto-sacrifício que eram muito significativos em sua cultura. Há ainda representações iconográficas que retratam a Senhora Seis Céus como uma figura sagrada identificada com características de divindades, como uma personificação da deusa da Lua, a adorada Ix Chel.

Ela permaneceu no poder por mais de quatro décadas.


A rainha de El Perú-Waka durante o século VII, na atual Perú, pertencia à poderosa Dinastia das Serpentes e carregava o título de “Suprema Guerreira”, indicando que ela tinha autoridade superior à do marido K’inich Bahlam II. K’abel foi altamente reverenciada mesmo após sua morte, pois seu túmulo virou local de culto.

A Senhora de Tikal nasceu por volta de 504 d.C. e foi consagrada rainha quando ainda era uma criança, regendo até os 34 anos de idade ao lado de Kalomte’ Balam, cujo vínculo com a rainha é discutido.

Foi a primeira rainha maia com aspectos de sua vida e governo claramente documentados. Sem herdeiros homens, Kan Bahlam, seu pai, conseguiu estabelecer a filha como legítima sucessora e detentora dos títulos reais de Palenque, localizado no atual sudeste mexicano. Como mulher governando em seu próprio nome, ela teve que provar sua capacidade enquanto lidava com ameaças externas que conseguiu repelir. A rainha governou de 583 a 605 d.C. e foi responsável pela expansão da cidade-estado, manutenção de um governo estável e garantia do prosseguimento de sua dinastia.

Identificada como filha de Yohl Ik’nal, assumiu o trono de Palenque em 612 como regente em nome de seu filho Kʼinich Janaab Pakal I. Ela continuou sendo uma personalidade influente no poder mesmo depois de deixar o trono, em 615, atuando durante o reinado de seu sucessor.


Referências:

Representações visuais geradas pela IA Leonardo

Um comentário

Os comentários estão fechados.