O Iluminismo e a Revolução Francesa

Recorte de “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix (1830)

O século XVIII foi agitadíssimo por causa de todas as transformações ocorridas. A Revolução Industrial mudou definitivamente a produção e os mercados, o continente americano iniciou o árduo processo de independência e novas perspectivas surgiram na condução da política do Ocidente.

O Iluminismo foi dos fatores das transformações, desafiando as estruturas e ideologias tradicionais. Pensadores como Voltaire, Rousseau, Montesquieu, Diderot, entre outros, argumentavam que a razão poderia aprimorar a sociedade e os governos, criticavam as instituições como a igreja e a monarquia absoluta e clamavam por liberdade de expressão e por leis justas. Seus ideais acenderam a chama revolucionária inicialmente nos EUA, depois na França, que espalhou, através do exemplo político, o processo de transformação para a Europa e para a América Colonial dominada pela Espanha e Portugal.

Os franceses encaram o Antigo Regime com a disposição de realmente torná-lo coisa do passado, rompendo privilégios, denunciando desigualdades, derrubando fortalezas, derrubando rei, declarando direitos e apontando para um mundo novo após muito derramamento de sangue e cabeças rolando.


PENSADORES ILUMINISTAS

PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO

BASE INFORMATIVA

2 comentários

Os comentários estão fechados.