Papa, também conhecida como Papahānaumoku, é uma das mais importantes e veneradas divindades da mitologia nativa do Havaí, consagrada como a “Mãe Terra”, compondo com Wakea, o deus do céu, o casal divino reinante sobre todos os demais entes sagrados e terrenos. Papa e Wakea tiveram filhos divinos, que ocuparam importantes posições no panteão e também conceberam como filhas as próprias ilhas que constituem o arquipélago havaiano.
A deusa mãe é o sustentáculo da vida, pois dela derivaram todos os seres animados e plantas, sendo assim, ela é a deusa da natureza, da procriação, da maternidade e promotora da conexão com os ancestrais. Os nativos viam nela a representação da proteção divina através de suas dádivas e, além de sua figuração literal como deusa, Papa era a manifestação simbólica do próprio ciclo da vida.
Papa e Wakea tiveram uma relação que sofreu instabilidades a partir da infidelidade. O deus do céu se envolveu com Ho’ohokukalani (“Aquela que fez as estrelas do céu”), filha do casal. Da infidelidade de Wakea surgiu a humanidade, pois a relação gerou os filhos divinos chamados Hāloa. O primeiro deles foi natimorto e do local onde seu corpo repousou surgiu uma planta identificada como taro, um tradicional vegetal da base alimentar havaiana, que se espalhou por toda parte e nutriu o segundo Hāloa, que foi o primeiro humano. Papa, buscando vingança, teve seus relacionamentos com outros parceiros e com eles teve outros filhos, que eram outras ilhas, elementos e agentes de aspectos que afetavam os humanos. Depois de suas divergências, o casal de soberanos entre os deuses encontrou a conciliação e restabeleceram a harmonia divina.
Um dos meios de veneração à deusa era a conduta respeitosa e cuidadosa perante a natureza, domínio de Papa. Também eram realizados rituais e cerimônias ligados às práticas agrícolas, normalmente evocando a interferência divina em favor de boas colheitas. Rituais domésticos pedindo proteção da mãe divina eram também comuns e a tradição foi difundida por gerações através da transmissão oral das narrativas mitológicas e instruções a respeito das práticas sagradas.

