A frustrada construção da “Torre Eiffel” de Londres

O projeto da Torre Watkin, também conhecida como Torre Metropolitana ou Torre de Wembley

A construção da Torre Eiffel, projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, começou em 1887 e foi concluída em 1889 como a peça central da Exposição Universal de Paris. A estrutura icônica foi erguida usando ferro forjado e se destacou por sua engenharia ousada e inovação na época. Após sua inauguração, a Torre Eiffel teve um impacto profundo não apenas em Paris, mas também no mundo.

Os ingleses também ficaram impressionados com a magnífica obra francesa e em 1890 foi realizado um concurso para eleger o melhor projeto daquela que poderia vir a ser a “Torre Eiffel de Londres”. Os ingleses queriam construir algo capaz de superar a torre de Paris e mais de 80 propostas, algumas delas mirabolantes e irreais, foram inscritas para análises feitas por um júri de notáveis. Entre os projetos inscritos estava aquele apresentado pelo respeitado Sir Edward William Watkin (1819-1901), que acabou sendo escolhido vencedor. Watkin cogitou a ideia de que o próprio Gustave Eiffel elaborasse o projeto, mas o francês recusou a proposta de trabalhar em uma iniciativa que rivalizasse com sua obra-prima.

Watkin era um respeitado empresário do setor ferroviário que também fez carreira na política como membro do Parlamento, onde usava sua experiência e influência para assegurar leis e obras que favorecessem sua área empresarial, então não pareceu nenhuma surpresa que seu projeto de torre acabasse sendo aceito. A visão empresarial de Watkin considerava que a construção de uma mega torre traria oportunidades promissoras, pois geraria negócios na região londrina de Wembley através do turismo, de atividades comerciais e imobiliárias.

O projeto previa que a torre chegasse a uma altura de 358 metros, superando os 324 metros da Torre Eiffel, tornando a estrutura mais alta do mundo em sua época. Assim como sua rival francesa, a monumental Torre Watkin seria construída de aço e serviria como torre de observação capaz de proporcionar uma inesquecível experiência para seus visitantes.

Uma construção deste porte e de tamanha ousadia era um desafio complexo e dispendioso, mas isso não impediu que as obras tivessem início já em 1892. Os problemas não demoraram a surgir e logo começaram a ocorrer atrasos mesmo nas etapas iniciais do serviço por causa da falta de dinheiro enquanto questões técnicas também perturbavam o andamento da montagem da torre. Sir Edward William Watkin morreu em 1901 e sua ausência na liderança da empreitada foi outro fator crítico. Com o passar do tempo e diante da persistência dos problemas a construção foi interrompida e significativa parte do que chegou a ser feito acabou sendo desmontado em 1907, restando apenas a base, que depois de inutilizada foi demolida para a construção do famoso Estádio de Wembley na década de 1920.

Parte da torre que ainda foi mantida depois da interrupção da construção.