Apesar de não terem sobrevivido informações biográficas a seu respeito, uma mulher grega tem sua posição reivindicada como uma pioneira na história da ciência e da medicina, qualificada até como a “Mãe da Ginecologia”. Sequer é possível precisar quando ela viveu e trabalhou, podendo ser entre o amplo intervalo dos anos 200 a 400 da Era Cristã. Ela foi identificada como Metrodora em textos médicos que tratam principalmente de ginecologia, obstetrícia e cosmética, além de ser referida em receitas médicas.
Sua contribuição ficou conhecida através de compilações que reuniam seus tratados, citações e por fragmentos de textos atribuídos à sua autoria. Esses fragmentos foram copiados e transmitidos até o século XVI, demonstrando a relevância da obra de Metrodora na literatura médica, embora acredite-se que ela não tenha se limitado apenas à ginecologia e tenha também estudado farmacologia, assim como outras mulheres gregas e latinas como Samithra, Xanite e Favilla.
Entre os textos de Metrodora encontram-se os estudos “Sobre o útero, abdômen e rins” e “Sobre as Doenças e Curas das Mulheres”, que detalham diversas doenças femininas. Nos registros textuais são abordados temas como tratamentos para complicações no parto, técnicas e abordagens para tratamento cirúrgico para o câncer de mama e útero. Seus textos também citam realizações de procedimentos cosméticos de cuidados com a pele, além de métodos para reconstruções mamárias e faciais, além de abordagem cirúrgica para suturar o hímen vaginal para criar uma sensação de nova virgindade.
Foram levantadas dúvidas a respeito de sua existência. As mais antigas delas baseadas na descrença de que uma mulher fosse capaz de produzir conhecimento médico aprofundado, mas questionamentos também contestaram sua autoria em função da falta de elementos biográficos e imprecisão do contexto no qual ele teria existido. Estudos mais recentes afastam as dúvidas, pois novos manuscritos e passagens foram identificados em diferentes códices, agregando mais informações sobre as obras de Metrodora.


[…] Metrodora: Uma pioneira esquecida da medicina […]
[…] Metrodora: Uma pioneira esquecida da medicina […]