Wang Zhenyi (1768-1797) nasceu na província de Anhui durante a vigência do poder da Dinastia Qing. Ela era procedente de uma família tradicional da região e seu avô Wang Zhefu, um respeitado administrador territorial, teve a iniciativa de instruir a neta e, literalmente, lhe apresentou o universo ao iniciar a menina nos estudos astronômicos. Não eram tempos favoráveis para a educação feminina na China, pois a mulheres eram proibidas de receber instrução formal, mas Wang Zhenyi tinha uma família que resolveu desafiar os padrões. Seu pai, Wang Xichen, era médico e percebeu o potencial da menina, apresentando a ela as bases de sua profissão. Assim, Wang mergulhou no universo de informações que começou a conhecer e aprofundou ainda mais os conhecimentos que eram inicialmente apresentados, tornando-se especialista em astronomia e matemática praticamente estudando por conta própria.
Como suas atividades de pesquisa eram realizadas informalmente e sem apoio de instituições ou aparatos de laboratórios, ela improvisava seus experimentos em casa e desta forma conseguiu incríveis avanços nos estudos dos eclipses, dos movimentos solares e lunares, além de movimentos planetários de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Como matemática, explorou com profundidade as aplicações do Teorema de Pitágoras e se dedicou a produzir métodos que facilitassem o aprendizado matemático para tornar seus conhecimentos mais acessíveis. Ela tinha uma preocupação considerável a respeito do acesso ao conhecimento e por isso se empenhou em registrar suas descobertas e estudos nos vários artigos que escreveu e publicou em seus 12 livros.
E além de seu talento científico, Wang Zhenyi também era poetisa. Ela recebeu influência da avó, que lhe apresentou à literatura. Sua produção na poesia enfatizava temas sociais, denunciando desigualdades e discriminações, além de também tratar de temas relativos ao seu amor pelos astros. Ela produziu 13 obras reunindo seus poemas.
Ela morreu de causas desconhecidas aos 29 anos de idade.


[…] A ciência e a poesia de Wang Zhenyi […]