O rei que morreu de uma queda do trono

(Representação visual gerada pela IA Midjourney)

Béla I (1020-1063), rei da Hungria, lutou para garantir o trono. Ele era reconhecido como um hábil e forte comandante militar, o que lhe valeu apelidos de “O Campeão” e “O Bisão da Hungria”. Béla era filho do príncipe Vazul, sobrinho do rei Estevão I, que foi o primeiro rei da Hungria. Vazul foi renegado como sucessor do rei quando seu único herdeiro legítimo morreu e por sua revolta acabou sendo cego pelo rei como forma de punição. Os filhos de Vazul acabaram sendo também punidos com o exílio em terras tchecas e depois na Polônia. Uma revolta entre os húngaros acabou derrubando o rei estrangeiro que foi escolhido por Estévão I, então os filhos Vazul foram convocados de volta e André foi coroado rei, nomeando Béla duque e herdeiro.

Béla abandonou sua fé pagã, foi convertido ao cristianismo e estava até envolvido nas guerras contra infiéis na própria Europa quando foi destituído da condição de herdeiro em 1057, ocasião em Salomão, filho de André, foi declarado sucessor e coroado “rei júnior”. Essa prática contrariava os acordos anteriores e o costume húngaro de sucessão para o parente mais velho, então Béla não aceitou a situação e abandonou o irmão, que dependia dele como seu principal comandante militar. Em seu novo exílio, Béla reuniu forças para conquistar o trono húngaro através da guerra familiar, confronto que resultou na derrota e morte de André.

Béla I foi enfim coroado rei em 1060 e em seu reinado continuou sua cruzada contra os pagãos no território húngaro, instituiu uma nova moeda e tudo sinalizava que nenhuma ameaça o derrubaria do trono. Mas ele caiu do trono, literalmente, em 11 de setembro de 1063. O dossel, ornamento colocado acima do assento real, despencou sobre o rei enquanto estava sentado e o monarca acabou morrendo na hora em decorrência da pancada. Um desfecho trágico para quem lutou pelo trono. Salomão acabou herdando a posição de rei na condição de suspeito pelos rumores de que o acidente que matou Béla I foi resultado de pura sabotagem. Não se sabe se Salomão mantinha um dossel sobre seu trono.

Um comentário

Deixe um comentário