Baba Yaga, o terror do Leste Europeu

(Representação visual gerada pela IA Leonardo)

Um ser maldito ronda na escuridão capturando suas vítimas inocentes. Ela vive em uma estranha casa ambulante que se desloca e dificulta a definição de seu paradeiro e no interior de seu casebre enfeitado por crânios humanos há um pilão que serve para esmagar as pessoas que caem sob seu domínio. Trata-se de Baba Yaga, uma espécie de ogra assemelhada a uma velha bruxa que se alimenta de carne humana.

A figura aterrorizante habita o imaginário dos povos eslavos há centenas de anos, mas começou a ser descrita em registros escritos e artísticos a partir do século 17. Ela é uma criatura da natureza ligada ao meio dos bosques e florestas da região e protege seu meio selvagem dos constantes invasores que violam a integridade do ambiente, um tipo de representação presente em diversas culturas diferentes. Ela pode ser confundida com uma bruxa pela aparência criada para ela nas descrições de sua figura de velha repugnante e assustadora dotada de poderes de uma magia sombria e que vive reclusa promovendo medo e capturando crianças que servirão para atendeu seu apetite. Baba Yaga também plana pelos ares montada em sua vassoura.

Baba Yaga faz parte também de um tradicional conto russo semelhante à história da Cinderela. Segundo narrativa, a jovem Vasilia fica órfã de mãe e seu pai decide realizar um novo casamento com uma viúva, já mãe de outras duas filhas. Há algo muito sinistro nesta nova família, pois a órfã é vítima de abusos constantes e a madrasta não a quer por perto, então decide invocar Baba Yaga para que ela se encarregue de comer a menina, mas a criatura quer aproveitar a situação para se divertir um pouco e então impõe a condição para que a Vasilia realize tarefas inviáveis diante da promessa de poupar sua vida. A obstinação da menina conseguiu cumpria as tarefas maliciosamente propostas conquista o respeito de Baba Yaga, que em respeito ao triunfo de sua oponente lhe presenteia com um crânio de olhos flamejantes que é utilizado para incinerar a madrasta e suas filhas.

Este é outro traço de Baba Yaga, pois a sua reputação de monstruosidade canibal protetora das matas convive com a virtude de reconhecer quem a supera, proporcionando aos poucos que obtém esse sucesso um benefício mágico tal qual uma madrinha sobrenatural sinistra.

Ainda hoje histórias sobre a velha monstruosa Baba Yaga são repetidas para assombrar crianças na Rússia e outras partes do Leste Europeu.

5 comentários

  1. […] Esta figura aterrorizante do folclore eslavo, descrita como uma velha bruxa ou ogra que se alimenta de carne humana, vive em uma casa ambulante adornada com crânios humanos. Ela é conhecida por capturar vítimas inocentes e usar um pilão para esmagá-las. Habitando bosques e florestas, Baba Yaga protege a natureza de invasores. Sua imagem foi documentada a partir do século 17, e ela também aparece em contos como a história russa de Vasilia, onde impõe tarefas impossíveis que, quando superadas, resultam em um benefício mágico. Ainda hoje, histórias sobre Baba Yaga são usadas para assustar crianças na Rússia e no Leste Europeu. [Leia post sobre ela] […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *