O esboço da Mona Lisa?

Anteriormente atribuído a um dos alunos de Leonardo da Vinci, este esboço conhecido como Monna Vanna pode, na verdade, ter sido criado pelo próprio da Vinci e pode ter servido como um precursor da Mona Lisa. Até o momento, os curadores do Museu do Louvre acreditam que a Monna Vanna tenha sido criada “pelo menos em parte” pelo próprio da Vinci, conforme relatado pela BBC. Mesmo que o croqui não seja uma obra exclusiva de da Vinci, ele teria sido desenhado em seu ateliê e com a colaboração de seus alunos.

No entanto, há evidências encontradas por alguns especialistas que sugerem que o esboço pode ser inteiramente obra de da Vinci. Primeiramente, o papel utilizado é da mesma época e região em que da Vinci viveu, e a qualidade do esboço da Monna Vanna se assemelha à sua, principalmente quando se trata do rosto e dos braços do modelo, que estão posicionados exatamente da mesma maneira que na Mona Lisa.

Além disso, os especialistas descobriram pequenos furos no papel ao redor dos dedos da Monna Vanna, indicando que ele pode ter sido utilizado para traçar sua forma em uma tela, como preparação para uma pintura a óleo. No entanto, se a Monna Vanna foi ou não um trabalho preparatório para a própria Mona Lisa ainda é um mistério.

Historiadores da arte há muito tempo suspeitam que da Vinci tenha criado uma versão nua da Mona Lisa que ainda não foi encontrada. A possibilidade de a Monna Vanna ser esse elo perdido certamente motiva os especialistas que continuam trabalhando diligentemente para analisar esse esboço misterioso.

Deixe um comentário