A cidade de Erfurt, na Alemanha, existe desde o século VIII e foi parte do Sacro Império Romano Germânico. No seio de Erfurt estava a histórica Cidadela de Petersberg e uma das estruturas que sobreviveram desde os primeiros dias da cidadela foi a Igreja de São Pedro, onde ocorreu um incidente incomum. Um número considerável de nobres e oficiais de alto escalão enfrentou um destino terrível quando o chão da igreja cedeu sob o peso deles, fazendo com que caíssem no esgoto.
No entanto, antes de explorar o desastre da latrina de Erfurt, é importante compreender o contexto histórico em torno desse infeliz evento. Era tempo de reinado de Henrique VI, da dinastia Hohenstaufen e a região enfrentava um intenso conflito político resultante das constantes lutas pelo poder entre os nobres feudais e os líderes religiosos da Igreja Católica Romana. Um desses conflitos irrompeu entre Conrad de Wittelsbach, arcebispo de Mainz (também conhecido como Conrad I), e Ludwig III, O Conde da Turíngia. As razões exatas desse conflito não são claras, mas provavelmente envolviam disputas territoriais. Independentemente do motivo, acredita-se que o rei Henrique VI tenha buscado resolver o conflito entre os dois homens de uma vez por todas.
Em julho de 1184, o rei convocou uma reunião que envolvia diversos nobres e altos funcionários da região e que teve lugar na Igreja de São Pedro. Esperava-se que alguns atuassem como mediadores durante as negociações. Um grupo considerável da elite do reino participou do evento, que ocorreu em uma das salas da igreja. As discussões devem ter ficado acaloradas quando, de repente, o chão da sala desabou, formando uma cratera sob os nobres que caíram em uma enorme fossa. Pelo menos 60 deles se afogaram na água pútrida e contaminada por urina e fezes.
Como foi possível o desabamento do piso da igreja? Durante a Idade Média os sistemas de esgoto das latrinas eram rudimentares e as fossas eram construídas em qualquer espaço disponível. Basicamente o sistema era o uso de um buraco ou vala onde os resíduos se acumulavam. Mesmo nos edifícios mais sofisticados, como a Igreja de São Pedro, esse método era comum e no caso específico do templo, o esgoto estava localizado exatamente abaixo do local onde os nobres estavam reunidos.
Por pura coincidência, o rei e os dois envolvidos no conflito das terras sobreviveram ao desastre, pois estavam em um canto da sala que não sucumbiu diretamente para dentro da enorme e saturada fossa subterrânea. Não se sabe se o conflito entre os dois homens foi resolvido, mas o desastre da latrina de Erfurt permanece como uma das catástrofes mais estranhas da Europa medieval. É claro que também foi uma das mais repugnantes!

