Amina de Zaria, a rainha guerreira

Representação visual gerada pela IA Midjourney

Amina nasceu por volta de 1533 em Zaria, uma província da atual Nigéria. Ela era filha de Bakwa de Turunku. A riqueza de sua família vinha do comércio de artigos de couro, tecidos, sal, cavalos e metais importados. Quando Bakwa morreu em 1566, a coroa de Zazzua passou para o irmão mais novo de Amina, Karama. A irmã deles, Zaria, fugiu da região e pouco se sabe sobre ela. Embora o reinado de Bakwa tenha se tornado conhecido pela paz e prosperidade, Amina escolheu aprimorar seus talentos na marinha com os soldados do exército de Zazzau. Como resultado, ela emergiu como líder da cavalaria Zazzua. Muitos elogios, riqueza notável e poder estendido resultaram de suas várias conquistas no exército.

Quando seu irmão Karama morreu após um governo de dez anos, Amina já havia se e se tornado uma guerreira feroz e ganhou o respeito dos militares e assim ela assumiu o reinado. Amina liderou seu primeiro ataque militar alguns meses depois de assumir o trono. Ao longo de seu reinado de 34 anos, ela tratou de combater e ampliar seus domínios. O objetivo de tantas batalhas era tornar os governantes vizinhos seus vassalos e permitir a passagem segura de seus mercadores, dessa forma, ela aumentou a riqueza e de seu reino com ouro, escravos e uma diversidade de produtos. 

Devido ao fato de seu povo ser habilidoso em metal, Amina equipou seus militares com armaduras de aço, juntamente com capacetes de ferro e cota de malha. Ela fortificou cada um de seus acampamentos do exército com uma parede de barro. Mais tarde, cidades e vilas surgiram dentro desses obstáculos de proteção. As paredes ficaram conhecidas como “divisórias de Amina” e muitas delas permanecem vivas até hoje.

Amina se recusou a se casar e nunca teve filhos. Costumava ser dito que, em vez disso, ela tomou um marido temporário das legiões de inimigos vencidos após cada batalha. Depois de passar uma noite juntos, ela tratava de condená-lo à morte pela manhã a fim de impedi-lo de falar sobre seu encontro sexual com a rainha.

Ela morreu durante uma campanha do exército em Atagara, perto de Bida, na Nigéria.


3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *