Caminhos e descaminhos no Brasil Central: a história na região do Distrito Federal

O historiador Robson Eleutério está lançando o livro “Caminhos e descaminhos no Brasil Central: a história na região do Distrito Federal”. A obra apresenta as sucessivas ocupações populacionais do Planalto Central brasileiro desde a pré-história até a inauguração da atual capital do país. Trata-se da continuação de seus estudos anteriores e também dos trabalhos do imortal historiador Paulo Bertran, seu companheiro de pesquisas sobre o passado dessa região.

O autor observa que é uma obra paradidática, eficiente do ponto de vista pedagógico. “Esse livro cria uma abordagem especifica para a região do DF, principalmente nas áreas de História, Geografia e Artes. Permite ao professor ministrar o conteúdo normal, contemplado na grade curricular, e ao mesmo tempo fazer um paralelo com a história e pré-história aqui do DF (Formosa, Unaí, Planaltina de Goiás), regiões próximas ao mundo do aluno, portanto que despertam seu interesse. A Pedra Fundamental, foi edificada no mesmo ano da Semana de Arte Modera, assim também integra o espírito do Modernismo que estava surgindo no Brasil.”

O projeto de pesquisa e publicação do livro, que traz muitas fotos, mapas e outros documentos raros, contou com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.

A obra começa mostrando como os reis ibéricos partilharam o território da América do Sul, destacando a importância das estradas, povoados, fortificações e tratados de direito internacional na posse da imensa área que formou o Brasil. Também narra os descaminhos desse processo, provocados tanto pelos limites tecnológicos quanto pelo forte descontentamento popular, e também pela inadequada localização geográfica do governo desse território continental até a mudança para o atual sítio que abriga o Distrito Federal.

O segundo capítulo trata do caminho para a concretização da ideia de transferir a capital brasileira do litoral para o centro do país, abordando o aparato constitucional que o sustentou e explicando os descaminhos que atrasaram essa centralização geográfica do poder. E, ao final, um subcapítulo fala dos grandes monumentos artísticos de fama mundial, entre os quais os de Brasília se inserem.

Um estudo sobre a geo-história e a toponímia da região em foco serve de bagagem para o terceiro capítulo. Nele, a partir das suas nascentes, o leitor é convidado a navegar pelos numerosos cursos d’água do Planalto Central, visualizando a importância desses recursos hídricos para chegada e permanência dos seus moradores desde a pré-história, e para a sua escolha como sede da cidade em que se situa o governo do país.

No quarto capítulo, são apresentados os antigos moradores da região do atual Distrito Federal, dos caçadores e coletores pré-históricos em seus sítios arqueológicos até os indígenas descritos pelos historiadores. Já o capítulo quinto narra os descaminhos das expedições bandeirantes.

No sexto capítulo, o leitor é guiado pelos principais caminhos das tropas, boiadas, cavaleiros e pedestres que cortavam o Planalto Central. E, ao longo dessa aventura, é chamado a observar os descaminhos do contrabando e as formas do governo de se contrapor a ele.

O sétimo capítulo aborda alguns importantes aglomerados populacionais pioneiros do Brasil Central, principalmente nos seus aspectos históricos. O oitavo analisa com profundidade os diversos estudos técnicos e científicos que, a partir do século XIX, prepararam o caminho para a implantação do Distrito Federal no Planalto Central brasileiro.

Para fechar o livro, o autor apresenta aspectos da chamada cultura cerratense, num leque de diversidade que abrange desde grupos musicais até a atividade das parteiras da região.


Clique aqui e faça download gratuito da obra ou entre em contato com o autor através do e-mail bobeleuterio@gmail.com para obter a versão impressa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s