Valesca Popozuda pensadora em prova de Filosofia é uma ironia óbvia, mas pouco percebida

1017157_616266778455003_5643577349083391460_n_586x422

Uma certa dose de deboche costuma causar furor, sobretudo em tempos facebookianos. Agora o caso do momento é a questão de uma prova de Filosofia que chama a cantora (sic) Valesca Popuzuda de “pensadora contemporânea”. Parece que poucos pararam para abordar o fato de que a tal questão pode ser exatamente uma provocação ao que se “pensa” na contemporaneidade, ou seja, a questão cumpre o papel de chamar a atenção para o vazio que domina o cenário de produção e reprodução institucional e coletiva de besteirol indiscriminado e desenfreado. Fazendo isso a questão que o professor colocou em sua prova acaba cumprindo um papel que a Filosofia deve desempenhar, pois provocou uma inquietação que levou a uma reflexão. Claro que a estratégia do professor foi arriscadíssima justamente por conta do próprio contexto que sua brincadeira presumivelmente debocha e a provocação foi disseminada pelas redes sociais (e pior: também por veículos de imprensa) de maneira descontextualizada ou descaracterizada, dando a entender que o professor de fato qualifica a tal popozuda como uma filósofa – pensadora ela é, pois é um ser racional, ainda que exageradamente rebolativa. Então o problema principal tem sido a difusão de juízos sem a devida ponderação em relação ao professor ou ainda a falta de entendimento sobre algo bastante elementar, um recurso utilizado por muitos pensadores (contemporâneos ou não, popozudos ou não): Ironia.

Anúncios

One comment

  1. Depois de ver a tal prova, tão comentada, me parece clara a intenção do professor de “provocar” os alunos. Ele poderia colocar entre aspas, mas talvez não causaria o mesmo efeito, caso os alunos percebessem que se tratava de ironia.
    Resta saber se as pessoas indignadas das redes sociais sabem o que é ironia, pois a capacidade intelectual de muitos usuários de tais redes não fica nada devendo às letras cantadas pela “Popozuda”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s