Em 1910, dois mil Marinheiros se rebelaram e tomaram quatro navios de guerra na Baía de Guanabara. O principal motivo da revolta eram os castigos físicos na Marinha. O motim tinha como um dos comandantes e principal porta-voz um marinheiro negro semialfabetizado, João Cândido Felisberto, de 30 anos. O principal motivo da revolta eram os castigos físicos na Marinha, como chibatadas muito comuns, apesar de já se terem passado 12 anos da abolição da escravatura no Brasil.
Conheça este importante episódio da História do Brasil através do texto disponível aqui e assista também ao vídeo a seguir:
Boa noite Professor,
Sou formada em História pela Universidade Estadual da Bahia (UESB). Apesar de ser formada não atuo na área, pois trabalho no setor Administrativo e não quis largar meu trabalho para ministrar aulas, porém estou com planos de dar banca nas horas vagas e possuo o livro do aluno História das Cavernas ao Terceiro Milênio vol. único, gostaria de receber via e-mail o gabarito de todas as questões deste livro, pois não quero comprar o do professor que é muito caro (o exemplar do livro do aluno que eu tenho comprei em um sebo).
Ficarei imensamente grata se me enviar o gabarito…desde já agradeço.
Ludmila Abreu de Carvalho