Vestibular seriado da UPE/2009

Os estudantes que participarão do vestibular seriado da UPE (SSA – Sistema Seriado de Avaliação) precisam ficar atentos. As provas ocorerão no dia 15 de novembro (isto mesmo, num feriado!) . Os editais já estão disponíveis no site www.upenet.com.br e também podem ser conferidos abaixo:

Os programas das provas de História são:

1ª Fase:

  1. Cultura e História; a diversidade do fazer e do pensar humanos e sua relação com a Natureza. As relações entre poder e saber na Antiguidade Oriental e Ocidental e a busca pela compreensão e superação das dificuldades históricas.
  2. As relações de poder na Idade Média Ocidental e Oriental e a importância da Igreja Católica na construção das suas concepções de mundo. Resistências e heresias.
  3. A Modernidade com projeto histórico da sociedade européia. A formação do mundo moderno: Renascimento, Reforma e a conquista e colonização dos povos da América . Violência e dominação cultural nas relações políticas entre colonizados e colonizadores.
  4. A escravidão e sua inserção no mundo moderno. A luta contra o seu domínio e sua contribuição para o crescimento do poderio europeu na gestão das riquezas e das concepções culturais de mundo.

2ª Fase

  1. HISTÓRIA MODERNA – As crises do feudalismo. O Renascimento e as reformas religiosas. O Estado moderno e o Absolutismo monárquico. A expansão do comércio e a chegada dos europeus a América.
  2. A CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA – A colonização da América portuguesa. A organização administrativa colonial.As riquezas coloniais e o trabalho escravo. As disputas entre as metrópoles européias e as ameaças aos domínios portugueses na América. A presença holandesa em Pernambuco. A expansão e as novas fronteiras da colônia portuguesa na América. As manifestações culturais no período colonial. A Igreja Católica e a colonização
  3. A FORMAÇÃO DO MUNDO COTEMPORÂNEO – A Revolução Industrial. O Iluminismo e a construção da modernidade. As Revoluções burguesas na Inglaterra e na França. A independência das colônias européias da América.
  4. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL E O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA – As resistências à dominação colonial e os levantes contra a Metrópole. A transferência do governo português para o Brasil. Pernambuco insurgente. A Insurreição Pernambucana de 1817. O rompimento com Portugal.
  5. O IMPÉRIO DO BRASIL – A montagem do Estado Imperial. A Confederação do Equador em Pernambuco. O Período Regencial e as ameaças à unidade imperial. O Segundo Reinado e a consolidação do Estado Imperial. A Revolução Praieira. O advento da lavoura cafeeira e a reafirmação do escravismo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s